No âmbito do Programa REVIVE (Rede de Vigilância de Vetores), a Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio está a proceder ao reforço da vigilância do Mosquito Tigre Asiático (Aedes Albopictus), com o objetivo de confirmar a sua presença na Península de Setúbal.
Trata-se de uma espécie invasora, que quando infetada, pode transmitir doenças com a Dengue, Zika e a Chikungunya.
Nesse sentido, é importante adotar as medidas preventivas e de autoproteção, nomeadamente, com a eliminação de pontos de acumulação de água parada/estagnada; tapando reservatórios de água; removendo pratos de vasos ou colocando areia e virando ou resguardando recipientes que possam acumular água. Se vivi ou trabalha numa zona de mosquitos, use repelente, instale, se possível, redes mosquiteiras em janelas e portas e use roupa clara.
Está, também, disponível uma aplicação móvel, aqui, que permite a qualquer cidadã/ão fotografar um mosquito e submeter a imagem num relatório eletrónico. Este mecanismo possibilita aos especialistas do INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a identificação da espécie e a confirmação da sua localização. O contributo das/os cidadãs/ãos através desta aplicação, irá possibilitar, não apenas a monitorização da expansão destes mosquitos com características invasoras, mas também, a avaliação de risco e antecipação de possíveis surtos de infeções transmitidas por mosquitos.
Fonte: Município de Palmela





