Informações pouco conhecidas sobre a produção e o comércio de laranjas e limões no século XIX são apresentadas numa palestra a realizar no dia 15 de novembro, à tarde, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.
O encontro “Citrinos em Setúbal – A produção nas décadas de 50 e 60 do séc. XIX, segundo dados de J. C. de Almeida Carvalho”, com início às 15h00, conta com as participações de António Serra e Marisa Duarte, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do ciclo de Palestras do Museu.
João Carlos de Almeida Carvalho, natural de Setúbal, estenógrafo, político, jornalista, advogado e investigador da história local, foi um apaixonado pela cidade e pela sua divulgação.
O encontro pretende dar a conhecer dados compilados nas notas do investigador referentes à alfândega de Setúbal na 2.ª metade do século XIX, com valores de produção e de venda das laranjas e limões nas diferentes freguesias.
“Não se trata de um estudo exaustivo, mas de uma análise comparativa das produções e da evolução dos preços ao longo dos anos”, assinalam os palestrantes.



