A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal passa a ter 119 efetivos com a incorporação de 14 novos elementos, que, concluída a recruta, prestaram esta manhã o compromisso de honra em cerimónia realizada defronte dos Paços do Concelho.
Após a imposição das divisas e da boina e do juramento dos novos bombeiros sapadores, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância do momento, agradeceu-lhes “a escolha que fizeram e a disponibilidade para servir” a comunidade e desejou-lhes sucesso.

“Desejo-vos os maiores sucessos no vosso percurso e que encontrem, no exercício desta missão, o orgulho e a dignidade que sempre caracterizaram a Companhia de Bombeiros Sapadores e a Câmara Municipal de Setúbal”, afirmou, num momento “marcante” na vida dos que concluíram a recruta e da própria comunidade.
A autarca lembrou-lhes que, “a partir de hoje, passam a integrar plenamente uma instituição com uma história longa e respeitada, mas também com uma enorme responsabilidade perante a comunidade”, porque “ser bombeiro sapador é escolher uma vida de dedicação aos outros, é estar disponível quando os outros precisam, muitas vezes em circunstâncias difíceis e exigentes”.
Recordou a necessidade de “agir com coragem, com disciplina, com espírito de equipa e com profundo sentido de dever” e disse ter a “certeza de que levarão consigo os valores que aprenderam durante a recruta e que saberão honrar a farda” da CBSS, que, com uma história de 240 anos, é “uma das mais antigas e prestigiadas corporações do país” e “um pilar essencial do sistema de proteção e socorro” em Setúbal.
Num processo iniciado em meados de 2024, com a seleção dos candidatos, a recruta realizou-se entre 20 de janeiro de 2025 e 28 de fevereiro de 2026, sendo a primeira fase dedicada à preparação física e à aquisição de conhecimentos em múltiplas valências necessárias ao desempenho da profissão, seguida de um estágio de seis meses.
A presidente do município manifestou “grande orgulho” por participar na cerimónia de compromisso de honra, que contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Ribeiro, e deixou aos bombeiros da companhia “uma palavra sincera de gratidão pelo trabalho que realizam todos os dias em defesa da vida, dos bens e da segurança” das populações.
“Ser bombeiro sapador é assumir uma responsabilidade exigente, é estar preparado para intervir nos momentos mais difíceis, no combate aos incêndios, no socorro às populações, na proteção civil, nos acidentes e em tantas, tantas outras situações em que a vida e os bens das pessoas dependem da rapidez, da competência e da coragem de quem está no terreno”, notou.
A cerimónia contou ainda com a presença da vice-presidente Maria do Carmo Tiago e dos vereadores Paulo Maia, Bruno Russo (todos eleitos pelo movimento Setúbal de Volta), Fernando José (PS), Edgar Jesus (Chega) e Nuno Costa (CDU) e dos presidentes das juntas de freguesia de Azeitão, do Sado e da União das Freguesias de Setúbal, Tiago Cardoso, Marlene Caetano e Nuno Cruz.
Tiago Pereira, em representação da Assembleia Municipal, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal, Sérgio Moura, e o vice-presidente da Liga dos Bombeiros de Portugal, Eduardo Correia, também compareceram, bem como representantes de várias instituições públicas, civis e da área da segurança e proteção civil.
O secretário de Estado Paulo Ribeiro agradeceu aos 14 novos bombeiros sapadores, porque “não escolheram uma profissão fácil”, mas, sim, “uma das mais dignas e nobres formas de servir” o país, instando-os a nunca esquecerem “o lema principal dos bombeiros, ‘vida por vida'”.
Após destacar o “papel de excelência” desempenhado pela CBSS “no sistema de proteção civil do concelho, do distrito e também do país”, o governante saudou a presidente Maria das Dores Meira e todos os autarcas que investem nos corpos de bombeiros sapadores e voluntários e “valorizam a proteção civil como uma prioridade no seu concelho”.
O secretário de Estado frisou que a aposta na proteção civil é “uma forma mais direta” de proteger e salvar vidas, bens e o património coletivo e ambiental, notando que “é ao nível local que se identificam os principais riscos, que se planeiam medidas de prevenção e de resposta e que se promove, junto das populações, uma verdadeira cultura de consciência e de preparação” para enfrentar as situações de risco.
“Os riscos existem, eles estão aí, e compete-nos a todos nós, ao Governo, aos municípios, às forças e serviços de segurança, à proteção civil, mas também a nós, cidadãos, agirmos de forma articulada e concertada para os minimizar”, afirmou.
O comandante da CBSS, David Domingues, disse aos novos efetivos que “ser bombeiro é ser altruísta” e que “o mais difícil está para vir, é cada dia, cada momento, cada obstáculo que irão passar e enfrentar com sentido de missão”, salientando que, quando recorre aos serviços da companhia, a população está frágil e olha para os bombeiros sapadores “como último reduto” capaz de a ajudar, apoiar e socorrer.
Antes de agradecer a todos os bombeiros sapadores, David Domingues expressou um “profundo reconhecimento e agradecimento pela visão estratégica que a Câmara Municipal de Setúbal tem assumido” relativamente à CBSS, vendo na companhia “não um custo, mas um investimento decisivo para a segurança” do concelho e para a confiança dos munícipes.
A presidente da autarquia entregou ao subchefe de 1.ª classe José Alves uma medalha de louvor “como reconhecimento público pelo seu exemplar percurso profissional e pelos relevantes serviços prestados à Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, ao município de Setúbal e aos seus munícipes”, como referia a proposta aprovada por unanimidade pelo executivo municipal na reunião pública de 4 de março.
“Trata-se de um momento que valoriza o mérito, o empenho e o exemplo que inspiram todos os que servem nesta casa. Ao homenageado, deixo as mais sinceras felicitações e o reconhecimento da Câmara Municipal de Setúbal”, afirmou a autarca, enquanto o comandante da CBSS salientou que José Alves é “o exemplo” que os novos efetivos devem seguir como um “farol” para a carreira.
Este foi o primeiro louvor atribuído pelo município desde 2004 em reconhecimento pelo desempenho dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, tendo José Alves demonstrado “qualidades profissionais e humanas de elevado mérito” em mais de três décadas de serviço da CBSS e um contributo destacado como formador nas áreas de combate a incêndios urbanos e de desencarceramento.
Após a sessão solene teve lugar um simulacro destinado a demonstrar algumas valências técnicas da CBSS, nomeadamente um combate a incêndio urbano com resgate de uma vítima, um desencarceramento e uma descontaminação.









