A Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra concluiu uma obra de melhoramento urbano num espaço junto à Central Fotovoltaica, no Bairro Operário, nas Pontes. A obra, financiada pela Iberdrola num investimento de cerca de 97 mil euros, visa a melhoria dos acessos locais, o contributo para a biodiversidade e a diminuição do impacto visual causado pela Central.

O projeto abrange a pavimentação da estrada de acesso à Central Fotovoltaica de Algeruz II (que dá acesso à Estrada Nacional 10), a pavimentação parcial da rua Monte da Joaninha e a requalificação paisagística dos canteiros dos respetivos arruamentos.

Estes investimentos traçam uma barreira natural entre a Central Fotovoltaica e as habitações vizinhas, reduzindo o impacto visual da Central fotovoltaica junto da comunidade local, ao mesmo tempo mediando brisas, poeiras e temperaturas excessivas.

Para concretizar a obra, além do protocolo estabelecido com a Iberdrola – que disponibilizou a verba de 97 mil euros – a Junta de Freguesia assumiu as responsabilidades da contratação pública com todas as empresas envolvidas, disponibilizando também alguma mão de obra que contribuiu para a qualidade desta intervenção.



