O CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Setúbal realiza este fim de semana de 6 e 7 de dezembro uma ação de captura e esterilização de gatos de rua, com o auxílio de dez voluntários que habitualmente colaboram com aquele serviço camarário.
Prevê-se que a ação, que decorre nos dias 6 e 7 na área da União das Freguesias de Setúbal com o envolvimento da equipa do SEMBEA – Serviço Municipal do Bem-Estar Animal e de dois veterinários voluntários do CROAC, incida sobre algumas dezenas de gatos de rua.
Esta é uma das várias ações que o CROAC promove em dezembro, entre as quais se conta uma formação para os seus trabalhadores e voluntários, com 30 horas de duração, a decorrer até dia 13, para capacitar as equipas para a interpretação de sinais de comunicação comportamental dos cães.
A formação “Comportamento & Bem-Estar Animal”, conduzida por Rita Jacobetty, comportamentalista especializada em cães e gatos, está a dotar as equipas do CROAC com conhecimentos sobre o comportamento dos animais e, em simultâneo, tem como objetivo promover a minimização de riscos de acidentes de trabalho.
O CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Setúbal, licenciado pela DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, possui, além de alojamento para cães, gatos, pombos, equídeos e ovídeos, um vasto conjunto de serviços a pensar no bem-estar animal.
Entre as diferentes áreas, destaque para um parque com 14 parcelas vedadas, com 70 metros quadrados, para grupos de quatro a seis animais, com espaços vedados para atividade física, área de ensombramento e uma box modelar de madeira, com iluminação natural, com dez metros quadrados, para abrigo e pernoita.
Está ainda apetrechado de uma sala cirúrgica e uma outra para apoio veterinário, que garantem, entre o variado leque de intervenções médico-veterinárias, a realização da campanha municipal CED – Capturar-Esterilizar-Devolver, para controlo populacional de colónias de gatos no território.
O CROAC possui ainda um pavilhão multifuncional, com uma área útil superior a 200 metros quadrados, com sala de banhos e tosquia, dispondo de alojamento de gatos ao abrigo do programa CED e de um gatil aberto para acomodar vinte espécimes.
Mais informações sobre a política de “Bem-estar Animal” no concelho de Setúbal nesta ligação.



