15.1 C
Setúbal
Domingo, 7 Dezembro 2025

EVSPortugal

spot_img

Bairro dos Pescadores com espaço de lazer

A Câmara Municipal de Setúbal visitou no dia 8 de outubro o espaço de lazer no Bairro dos Pescadores, com anfiteatro, zonas ajardinadas e caminho pedonal, com o objetivo de acompanhar a evolução do projeto.

A iniciativa contou com a presença dos presidentes da Câmara Municipal, André Martins, e da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, e de representantes da Associação de Moradores do Grito do Povo, da APPACDM de Setúbal e do Grupo de Oficinas Colaborativas, do programa municipal Viver Anunciada.

A operação urbanística, desenvolvida no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa e OIL – União das Freguesias de Setúbal, “Coesão Socio-Territorial através das Margens”, requalificou um talude descaracterizado, com cerca de 1500 metros quadrados, localizado entre as ruas Batalha do Viso e de São Pedro.

As intervenções contemplam a criação de áreas ajardinadas ao longo do talude e a execução de um caminho pedonal, que renova as condições de acessibilidade entre as ruas de São Pedro, Senhor Jesus do Bonfim e Batalha do Viso, e de um anfiteatro com iluminação, um armário de apoio técnico a eventos e bancos em vários pontos.

O projeto, desenvolvido com o contributo dos moradores dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo que integram o Grupo de Oficinas Colaborativas, dinamizadas no âmbito da candidatura OIL – União das Freguesias de Setúbal, “Coesão Socio-Territorial através das Margens”, inclui ainda estacionamento para utilizadores com mobilidade condicionada.

Durante a visita, o presidente do município, André Martins, destacou a importância do papel desempenhado pelas populações da Anunciada que “manifestaram o interesse de criar um espaço de lazer e de convívio nesta zona, apresentaram a ideia e participaram em todas as fases do processo de construção do projeto”.

Também a presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, sublinhou que este projeto é “o resultado da aspiração da população do Grito do Povo, Bairro dos Pescadores e da Anunciada em geral”, que “participou ativamente para criar um espaço para animar os bairros e realizar diversos tipos de eventos culturais e de lazer”.

Conceição Sobral, moradora que integra o Grupo das Oficinas Colaborativas, recordou as reuniões nas quais os moradores apresentaram a proposta e definiram todas as intervenções que pretendiam ver concretizadas no projeto do Caminho e Anfiteatro dos Pescadores.

“O espaço estava vazio, feio e abandonado. Nas oficinas falámos da possibilidade de se construir um projeto para benefício da população e foi assim que nasceu esta obra. Está muito bonito e de acordo com o que idealizámos para animar a Anunciada. A primeira festa vai ser já no São Martinho”, referiu a moradora.

Também o presidente da Associação de Moradores do Grito do Povo, Ricardo Silva, sublinhou o contributo do novo espaço de lazer para “revitalizar esta zona da cidade e proporcionar a organização de diversos eventos, como noites de fados, concertos e outros convívios”.

A APPACDM de Setúbal, que marca presença no território da Anunciada com as valências de formação profissional e o CACI São Filipe, valorizou a funcionalidade do projeto, que “permite a realização de atividades ao ar livre com os utentes e facilita o acesso, designadamente dos utentes com dificuldades de mobilidade”, indicou o presidente da instituição, José Salazar.

Ultimos Artigos Publicados

Siga-nos

23,310FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
Café a Ponte em Setúbalspot_img

Últimos Artigos