A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, as normas de participação no XI Concurso de Fado de Setúbal, cujas semifinais decorrem a 26 de outubro e 2 de novembro e a grande final a 9 de novembro.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, é aberta à participação de todos os artistas com idade igual ou superior a 16 anos, completados até ao final do ano em que decorre a presente edição.

Em cada semifinal participam, no máximo, dez concorrentes, sendo apurados, no conjunto das duas eliminatórias, os seis finalistas do concurso que visa a promoção de novos fadistas e a divulgação da canção nacional.

As inscrições no XI Concurso de Fado de Setúbal já estão a decorrer, devendo as mesmas ser efetuadas diretamente na Divisão de Cultura, Setor de Promoção Cultural, Rua Regimento de Infantaria 11, n.º 7, 2900 – Setúbal, ou através do endereço dicul@mun-setubal.pt.

No ato da inscrição, os candidatos devem fazer-se acompanhar de documento comprovativo que ateste a idade. Cada candidato deve inscrever-se com cinco fados. Caso existam concorrentes com os mesmos fados, será feito um sorteio.

As audições de seleção dos concorrentes realizam-se à capela e têm lugar em local e data a anunciar pela organização, através dos meios próprios de divulgação. Posteriormente, apenas os candidatos apurados serão contactados por telefone.

Do Concurso de Fado de Setúbal apenas existe um vencedor, divulgado no dia da gala final, não podendo existir vencedores ex aequo. O Prémio do Público é apurado através de votação decorrente na gala final.

Nestes termos, a Câmara Municipal de Setúbal aprovou as Normas de Participação do XI Concurso de Fado de Setúbal, com a atribuição de prémios monetários aos participantes finalistas num valor total de 1750 euros.

Segundo a deliberação, o vencedor do XI Concurso de Fado de Setúbal recebe um prémio no valor de 600 euros e a participação na Feira de Sant’Iago 2020.

Os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam um prémio no valor de 400 euros e 300 euros, respetivamente.

Segundo as normas de participação aprovadas, os fadistas classificados em quarto, quinto e sexto lugar arrecadam, cada um, um prémio no valor de 100 euros.

O vencedor do Prémio do Público tem direito a 150 euros e a atuar na Feira de Sant’Iago 2020.

O melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma Menção Honrosa.

Das deliberações do júri, constituído por três elementos a designar pela organização, não há recurso.