Volta a Portugal começa em Setúbal pela primeira vez

0
117

No ano em que se assinala a sua 80.ª edição, a cidade é palco da maior competição de ciclismo. O prólogo realiza-se a 1 de agosto.

Setúbal vai ser o grande palco da maior prova de ciclismo nacional. Pela primeira vez em 80 anos de história, o primeiro tiro de partida da Volta a Portugal vai ser dado na cidade, em plena Avenida Luísa Todi. Marcado para o dia 1 de agosto, quarta-feira, o prólogo terá início no centro de Setúbal e a grande festa da volta vai encher a cidade com dezenas de famílias, turistas, ciclistas, jornalistas e muitos amantes do desporto de duas rodas.

A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento desportivo, que congrega gerações há 80 anos, que vibram com as emissões da RTP, aos domingos a tarde e com as várias etapas, de norte a sul do país. Este ano, pais, filhos, avós e netos vão ter a oportunidade única de ver de perto os seus ciclistas preferidos e acompanhar a partida do prólogo da prova no Largo José Afonso, que vai definir quem será o primeiro ciclista a vestir a camisola amarela pela primeira vez na prova que termina dia 12 de agosto, em Fafe. 

Os preparativos para os 12 dias da 80.ª Volta a Portugal Santander começam logo a 31 de julho, com reuniões técnicas com diretores e treinadores, a definição da composição das equipas e a entrega das acreditações, entre outras questões logísticas. A 1 de agosto, dia do prólogo, esqueça a sua ida à praia ou passeio pela Serra da Arrábida, pegue na sua família e siga até ao Largo José Afonso, em plena Avenida Luísa Todi.

Todas as atenções vão estar voltadas para aquela zona da cidade, onde vai encontrar um autêntico circo montado em torno da volta, com tendas dos vários patrocinadores e muitos, mas muitos passatempos divertidos.

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal sublinha que “é um enorme orgulho para Setúbal ter a maior festa do ciclismo e do desporto nacional a percorrer as ruas da nossa cidade e do nosso Concelho”.

Como em qualquer outro evento com esta envergadura, a realização da prova vai obrigar a alguns condicionamentos ao trânsito em Setúbal, entre 30 de julho, segunda-feira e 1 de agosto, quarta-feira. Pode consultar todas as alternativas à circulação automóvel no site do município.

Fonte: newinsetubal