Duas jovens de Setúbal foram premiadas num concurso internacional realizado no âmbito de uma rede de câmaras municipais de intercâmbio de experiências e conhecimentos para aprofundamento das questões europeias.

Joana Pereira, 25 anos, com um texto, e Rita Canas, 13, com uma imagem, venceram nos seus escalões etários no concurso “A Europa nos Nossos Sonhos”, iniciativa com trabalhos nas categorias de escrita, desenho e fotografia, desenvolvida no âmbito do projeto “Future of Europe – Reload”.

Este projeto é dinamizado pelos municípios de Setúbal, Aksakovo, na Bulgária, Nughedu Santa Vittoria, na Itália, Ożarów Mazowiecki, na Polónia, Montserrat, em Espanha, Shtip, na República da Macedónia do Norte, e Victoria, na Roménia, cidade onde decorreu a entrega de prémios, a 13 de novembro.

Os jovens dos sete municípios, divididos nos escalões dos 7 aos 13 anos, dos 14 aos 20 e dos 21 aos 29, foram desafiados a elaborar trabalhos artísticos sobre o processo de formulação de políticas a nível local e europeu, os benefícios resultantes da União Europeia, a importância do diálogo intercultural e o futuro do espaço comunitário.

A prova teve uma primeira fase, de nível local, para seleção dos melhores trabalhos apresentados em cada município envolvido no projeto, num total de perto de uma centena de propostas.

A fase internacional destinou-se a encontrar, em cada categoria, os vencedores absolutos desta iniciativa, escolhidos por votação realizada no decorrer de um encontro do projeto, realizado nos dias 13, 14 e 15 na Roménia, na qual participaram comitivas dos sete municípios envolvidos, com autarcas e técnicos, sendo a de Setúbal liderada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

“Estou muito orgulhosa da nossa participação, com os dois prémios alcançados”, afirmou a autarca. “Mais uma vez demonstrámos que, em diversas áreas, como é o caso das expressões artísticas, estamos entre os melhores.”

O primeiro prémio de cada escalão etário é uma viagem a uma das cidades parceiras à escolha, exceto para os participantes entre os 7 e os 13 anos, que recebem um tablet.

O “Future of Europe – Reload”, alargamento de um primeiro projeto, designado “Future of Europe – Unificada e Multifacetada” e no qual o concelho de Setúbal está envolvido desde o início, conta com cofinanciamento comunitário, no âmbito do programa “Europa para os Cidadãos”, e com apoio da organização Bio Network Association.

O objetivo é estabelecer uma rede de cooperação e de trabalho entre os concelhos em torno de iniciativas que fomentem o espírito de cidadania ativa na União Europeia, bem como o envolvimento da sociedade civil e dos jovens em particular em ações que contribuam para a melhoria de políticas comunitárias.

Uma das mais-valias que se espera extrair é a consolidação de uma rede de intercâmbio de experiências e conhecimentos culturais, sociais e profissionais, com um projeto baseado nos valores de uma Europa comum, através da realização de jornadas de trabalho em cada município.

“É fundamental inclusão, tolerância, justiça, solidariedade e não discriminação. Precisamos de mais fraternidade e proximidade. Com amizade, podemos mudar o mundo, mudar a Europa”, afirmou Maria das Dores Meira num debate realizado na Câmara Municipal de Iasi, cidade próxima de Victoria, uma das atividades deste programa de três dias na Roménia.

O último encontro do projeto “Future of Europe – Reload” decorre na cidade espanhola de Monserrat, no final de março de 2020.