Um ciclo de atividades com caminhadas, cinema, poesia, degustações e observação de aves nas salinas e no Estuário do Sado é dinamizado entre 23 de fevereiro e 4 de abril, a partir da Herdade da Mourisca, em Setúbal.

O ciclo “Salinas com Vida” dá a conhecer a riqueza e a beleza do estuário, num programa de atividades de educação ambiental, organizado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, da MiraSado e do Corpo Europeu de Solidariedade.

Na primeira atividade, “Navegar com as aves do Sado”, no dia 23, os participantes são convidados a passear de barco para ver de perto flamingos, garças e outras aves que habitam no Sado.

O programa, entre as 13h00 e as 16h30, inclui ainda um passeio a pé com percurso interpretativo a pé pela salina “Olhos” e outro de barco, com duração de duas horas, para observação e fotografia das aves do estuário.

A visita é orientada por um guia especializado da MiraSado e termina com uma visita ao Moinho de Maré da Mourisca.

A atividade, aberta à população com idade a partir dos 6 anos, custa 25 euros para sócios da SPEA e 35 para não-sócios.

O valor inclui viagem de barco, interação com guia especializado, equipamento ótico para observação de aves e seguro. É recomendado o uso de roupa e calçado confortável, chapéu e protetor solar, bem como o transporte de água e lanche.

Os interessados em participar na atividade “Navegar com as aves do Sado” devem preencher o formulário de inscrição disponível em https://bit.ly/389aEMQ, até dia 19 de fevereiro.

A 29 de fevereiro, o ciclo “Salinas com vida” convida a participar na atividade “Sado com Vida – Observação de aves e cinema”, na Herdade da Mourisca, através do posto fixo “De Olhos nas Aves”, com o apoio de técnicos do SPEA em permanência entre as 15h00 e as 17h30.

Esta iniciativa, de participação gratuita e sem inscrição prévia, inclui ainda, às 15h30 e às 16h00, a exibição do documentário de natureza “Entre o céu e as Marés”, de Daniel Pinheiro, seguida de uma visita guiada ao Moinho de Maré.

Em março, no dia 21, entre as 10h00 e as 12h00 decorre a atividade “Caminhada com as Aves do Sado – Dia da primavera e da poesia”, de participação gratuita.

O programa inclui um passeio que dá a conhecer a Herdade da Mourisca e a diversidade da fauna e da flora ali existentes e uma surpresa no final, para celebrar o Dia Mundial da Poesia.

Os interessados em participar na iniciativa devem preencher o formulário de inscrição disponível em https://bit.ly/39kl6RR, até 18 de março.

O ciclo “Salinas com vida” inclui ainda “Sunset com as aves do Sado”, dia 4 de abril, das 16h30 às 19h30.

O evento conta com um passeio, com a duração de cerca de duas horas, pelas salinas do estuário e uma degustação de produtos regionais, com música relaxante como pano de fundo

A inscrição para participação no evento é paga e deve ser feita através do endereço https://bit.ly/3bnDElY, até dia 1 de abril.

Mais informações sobre o ciclo “Salinas com Vida” e outras atividades promovidas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves podem ser consultas no site da SPEA, em http://www.spea.pt/pt/.