O emblemático navio-escola alemão Alexander Von Humboldt II, que proporciona experiências de mar sobretudo para os mais jovens, atraca em Setúbal entre os dias 24 e 26, e tem uma tarde aberta a visitas públicas.

O veleiro de três mastros operado pela Deutsche Stiftung Sail Training, uma fundação sem fins lucrativos que faculta de treino e experiências marítimas, fica atracado no Cais 2 do Porto de Setúbal, junto da Doca dos Pescadores, e está aberto, na tarde de dia 24, entre as 14h00 e as 16h30, a visitas públicas.

A escala deste navio em Setúbal é enquadrada no trabalho desenvolvido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e pela Câmara Municipal, em colaboração com a Aporvela, para atrair embarcações emblemáticas e proporcionar à população o contacto com a arte de navegação marítima.

O veleiro

O Alexander Von Humboldt II, construído no estaleiro “Brenn und Verformtechnik”, em Bremen, na Alemanha, foi lançado à água em 2011 e, desde então, através da Deutsche Stiftung Sail Training, disponibiliza um programa de atividades de formação marítima a pessoas dos 14 aos 75 anos.

O Alexander Von Humboldt II, com 57 metros de comprimento e 36,85 metros de altura, tem três mastros com 24 velas que ocupam uma área de pano com 1360 metros quadrados. Dispõe, ainda, de um motor com 750 cavalos. É operado por uma tripulação permanente com 24 elementos e tem capacidade para acolher 55 formandos.

O primeiro navio Alexander Von Humboldt, construído em 1906, esteve igualmente ao serviço da Deutsche Stiftung Sail Training e, nessa missão, ao longo de duas décadas, navegou 560 mil quilómetros, o equivalente a 14 voltas ao Equador, tendo também participado em regatas.

Em 2014, foi convertido em hotel e restaurante flutuante.