O carapau e a sardinha dominam as ementas dos restaurantes do concelho de Setúbal entre 24 de agosto e 1 de setembro, numa semana gastronómica que inclui uma aula de culinária e uma degustação comentada na Casa da Baía.

A Semana do Carapau e da Sardinha 2019 conta com a participação de 64 restaurantes, os quais apresentam ementas gastronómicas específicas, tendo sempre por base este pescado tradicional da costa sadina.

As sugestões a apresentar vão desde os pratos mais típicos, como assados no carvão, até às receitas mais elaboradas, sugestivas de diferentes degustações de carapau e sardinha.

O arranque da Semana do Carapau e da Sardinha 2019 é assinalado a 24 de agosto, às 10h00, na Casa da Baía, com uma aula de culinária dinamizada pela chef Isabel Fonseca.

A 1 de setembro, último dia do certame, a chef Isabel Fonseca regressa à Casa da Baía, desta feita para uma degustação comentada, a partir das 18h00.

Nos dois eventos, os participantes têm a oportunidade de descobrir novas e diferentes formas de cozinhar tanto o carapau como a sardinha, duas das espécies mais consumidas no país durante os meses de verão.

Ambas as iniciativas, de participação gratuita, carecem de inscrição prévia. No caso da aula de culinária, as marcações são até dia 22, enquanto as reservas para a degustação comentada podem ser feitas até dia 29.

A inscrição pode ser feira diretamente na Casa da Baía, localizada na Avenida Luísa Todi, através do telefone 265 545 010 ou pelo email gape@mun-setubal.pt.

A Semana do Carapau e da Sardinha 2019, inserida no leque de iniciativas associadas à gastronomia, com grande tradição em Setúbal, constitui um incentivo de promoção de produtos da região e de dinamização da restauração local.

No certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Docapesca, com o apoio da Makro, participam os restaurantes A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, A Rampa, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Restaurante Antoniu´s, Baía do Sado, Baluarte do Rio e Restaurante Bombordo.

Os espaços de restauração Café com C, Cais 56, Calha Bem, Casa do Mar, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, em Praias do Sado, Copa D’ Ouro, Duarte dos Frangos, Ferribote e Ivo Mar compõe igualmente a semana gastronómica.

Outros espaços aderentes ao certame são os restaurantes Mar Azul, Mar Azul 2, Mar Salgado, Novo 10, Novo Lídia, O Alface, O Batareo, O Bote, O Cantinho dos Petiscos, O Convés e O Douradinho. A par com os espaços O Escondidinho, O Mar Faz-me Fome, O Nau, Restaurante Pescador 2, O Praxedes, O Ramila, O Saca Rolhas, O Saveiro, O Tavira, Peixe no Largo, Restaurante Pinga Amor, Poço das Fontaínhas, Rebarca, e Restaurante Baía.

A lista de restaurantes aderentes inclui, igualmente, o Restaurante Miami, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Sabores do Mar, Sabores do Rio, Sangue na Guelra, Santiago Restaurante e Restaurante Sem Espinhas.

O Solar do Marquês, a Taberna de Azeitão, em Vila Nogueira de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca Xico da Cana, Tasca Kefish, Velho Lídia e Verde e Branco completam o elenco dos espaços de restauração nos quais se pode provar os melhores pratos de carapau e sardinha durante o certame.