A Praia da Figueirinha, em Setúbal, ostenta pelo décimo segundo ano consecutivo a Bandeira Azul, galardão atribuído a zonas balneares mediante avaliação criteriosa relacionada com qualidade ambiental, turística e sanitária.

Na Campanha da Bandeira Azul da Europa, que em 2020 tem como tema “De volta ao mar com atitude de mudar”, foi considerado para efeitos de candidatura um total de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório.

Esses critérios, aos quais a Praia da Figueirinha responde positivamente, estão relacionados com “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

Paralelamente a este galardão atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, a Figueirinha ostenta novamente as bandeiras de Praia Acessível e de Ouro e é considerada praia inclusiva para daltónicos pelo segundo ano consecutivo.

A Campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, começou em 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

A iniciativa pretende consciencializar a sociedade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas existentes.

Este ano, considerando o contexto social atual, a ABAE pretende evidenciar a beira-mar como um local de bem-estar, em cumprimento das restrições de segurança impostas e em respeito pela proteção individual.

O tema “De volta ao mar com atitude de mudar” pretende chamar a atenção da população para a forma como esta se relaciona com o mar e com os outros e, assim, apelar a uma maior consciencialização na forma de usufruto da praia.

A Praia da Figueirinha é um dos locais de veraneio da Arrábida que tem vindo a ser alvo de intervenções e melhoramentos ao longo dos anos, com um conjunto de novos equipamentos que acrescentam valor turístico e conforto àquele espaço e que tornam esta zona balnear de Setúbal mais acessível a todos os utilizadores.