A região de Setúbal está nomeada para o Prémio Cinco Estrelas Regiões, sistema que avalia, através de votação feita pelos consumidores, o que de melhor existe no território nacional, cuja escolha pode ser feita até 11 de março.

Este ano, uma vez mais, o concelho de Setúbal é contemplado na votação que reconhece os recursos de excelência do território nacional em diversas áreas de atuação.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem por objetivo identificar o que de melhor existe em Portugal, região a região, não só no que respeita a marcas, produtos e serviços, mas também quanto à cultura, gastronomia, património e outros ícones de referência nacional.

A escolha é da responsabilidade do público, através de resposta a um questionário disponível no site https://www.cinco-estrelas.pt/, e pode ser feita até dia 11 de março.

Na primeira edição da iniciativa, no ano passado, com a designação de Prémios Portugal Cinco Estrelas, Setúbal venceu seis das catorze categorias de reconhecimento, com votações feitas por mais de 200 mil pessoas.

O concelho foi distinguido nas categorias “Cozinha Tradicional”, com o choco frito, na “Doçaria Regional”, com as tortas de Azeitão, e em “Vinhos”, com o moscatel.

Setúbal foi também reconhecida pelo público nas categorias “Praias”, com Galapinhos, “Reservas, Paisagens e Barragens”, com o Parque Natural da Arrábida, e “Serras e Montanhas”, com a Serra da Arrábida.

Além das seis distinções, na votação para o reconhecimento de ícones de referência nacional, Setúbal teve vencedores, a nível distrital, em doze categorias destinadas a premiar marcas, produtos e serviços.

Nesta vertente, consumidores portugueses elegeram as escolhas em categorias como ginásios, hotel e spa, obras de remodelações de imóveis, parques temáticos, lojas de tecnologia e imobiliárias.

Para esta avaliação, os consumidores tiveram como critérios as variáveis que influenciam a decisão da compra, concretamente a satisfação, a relação preço-qualidade, a intenção ou recomendação, a confiança e a inovação.

Este ano, a iniciativa ganhou a designação de Prémio Cinco Estrelas Regiões e passou a desenvolver-se no âmbito da ação Portugal Cinco Estrelas.

A metodologia do Prémio Cinco Estrelas será a utilizada para distinguir as marcas, produtos e serviços regionais, através de uma avaliação que mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os critérios que influenciam a decisão de compra ou adesão a um bem ou serviço.

Os vencedores de cada área são anunciados e galardoados com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019 numa cerimónia a decorrer em abril.

Mais informação sobre as iniciativas Prémio Cinco Estrelas e Prémio Cinco Estrelas Regiões pode ser consultada em www.cinco-estrelas.pt.