Onda de Calor

0
187

ONDA DE CALOR a caminho?

Vai tornando-se cada vez mais certa a tendência de MUITO CALOR para os primeiros 5-8 dias de AGOSTO, podendo mesmo, as temperaturas máximas passarem os 45ºC , em alguns locais.

São necessários 6 dias SEGUIDOS com temperaturas máximas 5ºC acima da média das máximas, para um dado local, para que se considere um evento como ONDA DE CALOR, segundo a definição do índice de duração da onda de calor (HWDI – Heat Wave Duration Index) da Organização Meteorológica Mundial, que o IPMA considera para o nosso país.

Por agora, não parece que este cenário se alargue ao resto do mês, no entanto, estas pequenas reorganizações na circulação atmosférica de escala regional, podem, por vezes, suprimir a influência dos padrões a larga escala e resultar em alterações que acabam por ser significativas no contexto de um país pequeno como o nosso.

Como sempre, vamos seguir com atenção o evoluir desta situação… as chances de isto evoluir para uma onda de calor grave, ao longo das primeiras 2 semanas de Agosto, são pequenas, mas não são totalmente descartáveis.

O QUE ESPERAR ENTÃO?

Bom… certezas mais fortes, neste momento, apenas temos para os primeiros 5 dias de Agosto, e o mais provável é que a fase mais aguda deste episódio termine entre dia 6 e 9, com retorno gradual a valores já dentro do espectro de variação normal para a altura do ano.

Logo a partir de 30-31 de Julho, as temperaturas superarão amplamente os 30ºC na maioria do território continental, e entre 1 e 5 de Agosto esperamos temperaturas acima dos 28-32ºC, na faixa costeira, e acima dos 35-40ºC, nas restantes áreas.
As noites serão quentes, com mínimas acima dos 20ºC, na maioria de Portugal Continental, e acima dos 25ºC nos locais do costume… Algarve, Grande Lisboa, e diversos locais do interior.

O vento será de leste/sueste com brisas de sudoeste, em boa parte do Litoral Oeste.

Teremos uma subida das temperaturas da água do mar, em especial, na Costa Algarvia e um aumento da humidade na faixa litoral, com sensação de tempo abafado devido à ascensão dos pontos de orvalho para valores da ordem dos 18-20ºC.

Esperamos um aumento significativo do risco de Incêndio em especial em áreas montanhosas visto estar previsto vento intenso de componente leste nas camadas em torno a 1-2km de altitude, com transporte de ar muito quente e seco.

Fonte: BestWeather