Setúbal recebeu, este sábado, a última sessão da digressão portuguesa do Ocean Film Tour 2019, evento destinado a despertar consciências para a importância da preservação dos oceanos através da exibição de documentários e a apresentação de projetos ambientais.

Na sessão realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal, destaque para a exibição de seis documentários que despertaram a atenção do público para a riqueza singular dos oceanos, através de temas como a vida oceânica, os desportos náuticos, a aventura e as ações ambientais.

“Chasing the Thunder”, “Blown Away”, “Julie”, “700 Sharks”, “Andy Irons – Kissed by God” e “Surfer Dan” foram os filmes exibidos na sessão de Setúbal, realizada no âmbito da iniciativa internacional organizada pela The International Ocean Film Tour, com o apoio local da Câmara Municipal.

Além da sessão cinematográfica, o evento contou com a apresentação de projetos de índole ambiental, como o Ocean Alive, impulsionado pela bióloga marinha Raquel Gaspar, que contou com o testemunho de Cidália Nunes, mulher pescadora da comunidade da Carrasqueira e colaboradora nas ações “Guardiãs do Mar” e “Mariscar sem Lixo”.

A par do Ocean Alive, foram igualmente dados a conhecer os projetos da World Wide Fund for Nature – Portugal, por Marta Barata, e da Oceans and Flow, por Violeta Lapa, que apresentou filmes, viagens aquáticas e sessões turísticas realizados no Parque Natural da Arrábida.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, que participou na sessão sadina, congratulou-se por Setúbal ser uma das quatro cidades escolhidas para a realização da sexta digressão do Ocean Film Tour e destacou a importância da iniciativa, que procura despertar consciências para a necessidade urgente de proteção dos oceanos.

A cidade de Setúbal foi a última paragem da digressão portuguesa do Ocean Film Tour 2019, depois de sessões em Lisboa, no Porto e em Olhão. O evento internacional engloba ações em mais de uma dezena e meia de países, como Austrália, Nova Zelândia, Dinamarca, Noruega, França, Estados Unidos da América e Coreia do Sul.