Os preços do Navegante, passe único da rede de transportes públicos coletivos da Área Metropolitana de Lisboa, que inclui o concelho de Setúbal, mantêm-se inalterados em 2020, apesar da atualização de valores decretada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML), apesar das indicações em contrário, decidiu não atualizar para o próximo ano os preços das diferentes modalidades do Navegante, de maneira a respeitar a estratégia de promoção da utilização dos transportes públicos coletivos atualmente em prática nos concelhos inseridos no território metropolitano.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes decretou, para 2020, a Taxa de Atualização Tarifária de 0,38 por cento, índice que, no entanto, pode ser aplicado na rede de transportes públicos coletivos da AML nas tarifas dos títulos de transporte ocasionais, ou seja, nos bilhetes simples, de bordo, pré-comprados e unidades intermodais de transporte pré-pagas, assim como nos bilhetes monomodais, seja do tipo passe ou assinatura.

A decisão de não aumentar os valores das diferentes modalidades do passe Navegante foi tomada pela AML em articulação com as autoridades de transportes e após auscultação da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros.

O passe Navegante Municipal, que no concelho setubalense tem a designação de Navegante Setúbal, mantém, assim, o valor de 30 euros em 2020, dando a possibilidade de utilização da rede de transportes públicos coletivos dentro do município sadino.

O Navegante Metropolitano, de acesso à rede global de transportes coletivos em todos os 18 concelhos da AML, mantém o valor de 40 euros.

O mesmo se regista nas variantes Navegante Municipal Família, mantém o preço de 60 euros, e Navegante Metropolitano Família, que continua a custar 80 euros.

O Navegante inclui, também, as modalidades Navegante 12, gratuito para crianças até aos 12 anos, e o Navegante +65, destinado à população sénior, reformados e pensionistas, com um custo de 20 euros.

Mais informações sobre todos os passes disponíveis para o território da AML, podem ser consultadas em www.aml.pt/passe-palavra.