As limitações de trânsito no acesso às praias no âmbito do programa Arrábida Sem Carros mantêm-se em vigor, aos fins de semana, até ao final do mês de setembro, segundo proposta aprovada ontem em reunião pública da autarquia.

A previsão de condições meteorológicas favoráveis à prática balnear até ao final de setembro, que pode conduzir a uma elevada procura das praias da Arrábida mesmo após o final da época balnear, motiva o prolongamento da Estratégia Municipal para uma Mobilidade Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal em 2019.

Tendo em conta estas preocupações da autarquia, foram auscultadas todas as entidades envolvidas no programa Arrábida Sem Carros, que, unanimemente, consideraram desejável o prolongamento da estratégia de mobilidade no acesso às praias até ao final de setembro.

Desta forma, após o dia 15 de setembro mantém-se, aos fins de semana, a interdição total da circulação automóvel nos dois sentidos de trânsito entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro.

Neste troço, a circulação apenas é permitida, entre as 08h00 e as 20h00, a veículos autorizados, de duas rodas, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.

Interdito ao trânsito automóvel, neste caso entre as 08h00 e as 19h00, mantém-se também o troço a partir do cruzamento de acesso ao Portinho da Arrábida, sendo, contudo, permitida a inversão de marcha junto da Casa do Gaiato, quando esgotada a capacidade da bolsa de estacionamento do Portinho, a qual disponibiliza uma zona para tomada e largada de passageiros.

A validade dos cartões de circulação autorizada para moradores, concessionários e comerciantes também será alargada.

Com o prolongamento do programa Arrábida Sem Carros, a Câmara Municipal assegura a continuidade dos serviços de vaivém de ligação entre a Figueirinha e o Creiro, com paragens em Galapos e Galapinhos, e do vaivém de ligação entre o cruzamento do Portinho da Arrábida e o Portinho da Arrábida.

No que diz respeito à disponibilização de transporte público de passageiros a partir de Setúbal, são asseguradas as carreiras regulares 723 e 723-A, abrangidas pelo Passe Navegante, com os horários e tarifas já estabelecidos na presente época balnear.

É, igualmente, assegurada a carreira 722 entre o Parque da Secil e o Parque da Figueirinha, em regime de vaivém pago, com uma tarifa de bordo de ida e volta no valor de um euro, com o mesmo horário praticado durante a época balnear.