A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem 06/03/2019, em reunião pública, a atribuição de um apoio financeiro no valor de 100 mil euros para a realização do concurso Marchas Populares de Setúbal 2019.

A deliberação destaca que o montante, a repartir em partes iguais pelas oito coletividades na edição deste ano, ou seja, 12 mil e 500 euros para cada uma, destina-se a contribuir para a garantia da manutenção dos “índices de qualidade alcançados nos últimos anos” do concurso.

Dos 12 mil e 500 euros a atribuir a cada coletividade, 1500 euros são entregues no final de março. O mesmo valor é igualmente concedido no final do mês de abril.

Na terceira e quarta tranches, entregues no final de maio e no início de junho, são disponibilizados 4900 e 4600 euros, respetivamente.

A organização “deste importante momento cultural”, sublinha a deliberação, obriga a um conjunto de investimentos técnicos, humanos e financeiros, relacionados com a sua produção e realização, os quais “só são possíveis de concretizar pelas coletividades e associações, mediante o apoio financeiro concedido pelo município”.

Na edição deste ano participam o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Núcleo Bicross de Setúbal, o Clube Recreativo Palhavã e o Grupo Desportivo Independente.

O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e a União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense são os outros concorrentes da iniciativa setubalense, a decorrer em junho nos dias 22, com o desfile de apresentação na Avenida Luísa Todi, e 28 e 29, com desfiles a competição, na Praça de Touros Carlos Relvas.

O “empenho, a dedicação e o entusiasmo” dos participantes, frisa o documento, “são decisivos e têm contribuído de um modo determinante para o sucesso deste evento”.