Balanço

A ostra do estuário do Sado recebeu destaque suplementar numa aula de cozinha ao vivo, dinamizada pelos chefs Célia Rodrigues e Luís Barradas, dia 5 à noite, durante um certame gastronómico a decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Ostras em canja, em conserva com algas do Sado, de escabeche e com vinagrete de azedas e salicórnia foram os quatro pratos confecionados por Célia Rodrigues e Luís Barradas e que conquistaram de imediato o público que passou pelo stand de Setúbal no Peixe em Lisboa 2019, certame dedicado aos produtos do mar português.

As explicações que os dois chefs da empresa setubalense de produção aquícola especializada em ostras foram dando enquanto cozinhavam os pratos, em pouco mais de uma hora, serviram também para entender técnicas criativas de confeção do molusco bivalve.

A aula de cozinha apresentada por Célia Rodrigues e Luís Barradas no certame lisboeta, no qual o município participa, pela primeira vez, com pavilhão próprio, no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, despertou os cinco sentidos dos visitantes, que interagiram e participaram na aula de culinária, que teve início às 21h30.

Ao longo do fim de semana passaram também pelo recinto do Peixe em Lisboa 2019, os chefs Mickael Moreira e João Salgado, que despertaram os cinco sentidos dos visitantes, com choco e camarão, servidos com puré de topinambur e molho de champanhe e salmonete acompanhado com espuma de ervilhas, presunto e molho de fígado.

A participação de Setúbal no Peixe em Lisboa 2019, começou no dia 4 ao final da tarde, com a participação da DocaPesca, que desenvolveu uma sessão de promoção do pescado nacional e disponibilizou a cozinha para a realização das aulas.

A programação de Setúbal na 12.ª edição do evento gastronómico, organizado pela Associação Turismo de Lisboa, inclui ainda uma aula de cozinha por Luís Cruz, da Casa do Peixe, que apresenta hoje, às 21h30, uma favada de choco e raia de escabeche.

Passam ainda pelo Peixe em Lisboa 2019, sempre às 21h30, João Oliveira, do Pedra e Sal, no dia 9, Miguel Batista, do Vela Branca, a 10, Mauro Loureiro, do Mar ao Largo, a 11, e Ricardo Vitali, das Conservas Belmar, no dia 12. Mickael Moreira regressa no dia 13, às 17h00.

Mais informações sobre o certame, a funcionar até 14 de abril, das 12h00 às 24h00, prolongando-se às sextas e sábados até à 01h00, podem ser obtidas na página www.peixemlisboa.com.