Enogastronomia

Enogastronomia: Festa Ibérica do Vinho de Almendralejo – 3.ª edição.

A vitivinicultura e a gastronomia sadina estiveram em destaque este fim de semana na terceira edição da Festa Ibérica do vinho, em Almendralejo, na Extremadura espanhola, evento no qual Setúbal foi a cidade portuguesa convidada.

O certame, que decorreu sexta-feira e sábado na Praça de Touros de Almendralejo, contou com a participação de referências gastronómicas e vínicas da região de Setúbal, nomeadamente dos produtores vinícolas Malo Wines e Serenada Enoturismo, e da empresa Neptun, especializada na produção de ostras no Estuário do Sado.

A cidade Setúbal, presença habitual na Festa Ibérica do Vinho, esteve este ano em evidência no evento, uma vez que foi o único município português convidado a estar presente no certame.

Junto dos espaços de exposição e venda de vinhos das regiões portuguesa da Península de Setúbal e espanhola da Ribera del Guadiana decorreram, em paralelo, degustações de ostras provenientes do Estuário do Sado e provas de vinhos comentadas, nas quais esteve em destaque o Moscatel de Setúbal.

A festa anual que celebra o vinho da Extremadura espanhola, que contou ainda com visitas guiadas, animação e concertos, integrou o calendário da sétima edição da Primavera Enogastronómica, organizada pela Ruta del Vino Ribera del Guadiana, a decorrer entre março e junho.

A Festa Ibérica do Vinho é todos os anos ponto de encontro de milhares de espanhóis e portugueses, pelo que foi ainda motivo de promoção e divulgação da Feira de Sant´Iago 2019, que decorre entre 20 de julho e 4 de agosto, em Setúbal, e cujo tema deste ano é a “Gastronomia”.

A presença de Setúbal no certame ibérico realizado em Almendralejo decorre no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre o município espanhol e a câmara municipal portuguesa.

O acordo de cooperação entre os dois municípios tem resultado na realização de várias ações conjuntas de intercâmbio de experiências culturais e turísticas, com especial ênfase na aposta do desenvolvimento empresarial do setor enoturístico de ambos os territórios.

Enogastronomia