Feira Náutica de Setúbal

A primeira edição da Feira Náutica de Setúbal, de promoção de empresas, serviços e operadores nas áreas de náutica de recreio e pesca desportiva, a realizar entre 16 e 19, proporciona diversas atividades.

Em plena frente ribeirinha, no Cais 3 do Porto de Setúbal, a Feira Náutica, com exposições, atividades náuticas e de montanha, venda de material e workshops, apresenta-se como um espaço de negócio e de divulgação de serviços de empresas portuguesas e estrangeiras.

O novo certame, dedicado a embarcações de recreio equipamentos náuticos e pesca desportiva, conta com expositores de material náutico diversos, nomeadamente de caça submarina e mergulho, bem como de stand up paddle, entre outros.

Os operadores de turismo náutico e de montanha, assim como os produtores regionais marcam também presença neste evento organizado pela Câmara Municipal, com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e os patrocínios das Águas do Sado e da Caetano Drive Setúbal.

Além de mais de duas dezenas de expositores ligados a esses setores, a Feira Náutica de Setúbal, de entrada gratuita, desenvolve concursos de pesca e workshops em diversas áreas.

Batismos de mar e passeios de barco são igualmente proporcionados aos visitantes do evento, que, longo dos quatro dias, garante zona de restauração com oferta diversificada.

A mostra e venda de materiais e equipamentos náuticos, de pesca lúdica e desportiva e atividades náuticas temáticas são outros atrativos do certame, com abertura agendada para o dia 16, às 18h00, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A abrir o calendário de iniciativas, nos dias 17, 18 e 19, entre as 10h30 e as 12h30, alunos da APPACDM de Setúbal participam em passeios náuticos, promovidos pela Sea Life Lovers, com o objetivo de estimular os participantes, portadores de deficiência, para o meio que os envolve através de registos gráficos e imagem.

Todos os desenhos, fotografias e vídeos produzidos pelos participantes durante os passeios náuticos inclusivos, com partida e chegada na Doca de Recreio das Fontainhas, são reunidos e expostos no stand da Sea Life Lovers.

Ao longo dos dias 17 e 18, decorre um workshop dedicado à montagem e construção de canas personalizadas, dinamizado por Nuno Paulino, da empresa Custom Rods by 7even.

Da programação da 1.ª edição da Feira Náutica de Setúbal destacam-se, no dia 18, às 09h00, o Campeonato Nacional Pescola e o Open Parapesca, com partida na Doca dos Pescadores, junto da embarcação Maravilha do Sado. Os concursos são organizados pela Federação de Pesca Desportiva do Alto-Mar, em colaboração com a Coordenação do Desporto Escolar da Península de Setúbal e a APPACDM de Setúbal, respetivamente.

Mais tarde, das 15h00 às 18h30, decorre um workshop de jigging vertical, num dos recintos instalados no Cais 3. Os interessados em participar nesta atividade, dinamizada pelo Jigging Clube de Portugal e pela Aife-Liferaft – Equipamento e Segurança Náutica devem inscrever-se, gratuitamente, até 16 de maio, através do endereço jiggingclube@gmail.com.

No último dia do evento, a 19, os visitantes podem assistir, a partir das 07h30, na Praia da Saúde, ao Campeonato Nacional e ao Open de Pesca em Kayak, que, em conjunto, se configuram como o maior encontro de pesca nacional da modalidade. O evento, com cerimónia de entrega de prémios ao final da tarde, é organizado pelo Clube de Pesca em Kayak, com o apoio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto-Mar.

Ainda no dia 19, a Decathlon Setúbal realiza, entre as 11h00 e as 12h00, na área de formação da feira, um workshop sobre manutenção básica de bicicleta, dedicado aos amantes do BTT e do ciclismo, sem necessidade de inscrição prévia.

A pensar nos amantes dos desportos náuticos, o evento reserva ainda um passeio de canoas, stand up paddle e barcos de remos, no percurso entre o Parque Urbano de Albarquel e Alpertuche, dinamizado no âmbito do projeto municipal dos 16.os Jogos do Sado, iniciativa organizada em parceria com o Clube de Canoagem de Setúbal, com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem, da ZARPA Faz-te ao Mar e do Blue Coast Hostel.

A Feira Náutica de Setúbal está aberta no dia 16 das 18h00 às 22h00, nos dois dias seguintes das 10h00 às 21h00 e, no último, a 19, das 10h00 às 20h00.