Feira do Fumeiro dia 9 de maio

Após o sucesso da 1ª edição, a Feira do Fumeiro, evento organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, regressa ao Jardim do Monte Belo, o próximo dia 9 de maio, com ainda mais expositores, artistas locais, artesanato, uma zona gastronómica e uma área de diversão infantil.

A 2ª edição da Feira traz novamente a Setúbal alguns dos melhores enchidos, presuntos e queijos nacionais, numa mostra com cerca de 40 expositores de regiões como Serra da Estrela (Seia, Sabugal, Covilhã), Alentejo (Évora, Estremoz), Minho (Viana do Castelo), Trás-os-Montes (Mirandela) e Douro (Lamego).

O Jardim do Monte Belo vai acolher igualmente, entre 9 e 12 de maio, uma zona de restauração, com sabores da gastronomia alentejana, sopa da pedra, iguarias brasileiras e claro, os habituais petiscos como pão com chouriço, carnes assadas na brasa, farturas e pipocas, entre outros.

Além da oferta gastronómica, o evento oferece um apelativo programa de animação que se inicia no dia 9, pelas 19 horas, com o artista Rui Terrinha. A noite de sexta-feira, 10 de maio, será animada pela música de Joge Nice que atua a partir das 21 horas, a mesma hora a que se inicia um baile com o Grupo Alpha Trio no dia seguinte. Durante a tarde de 11 de maio, às 16 horas, aquele espaço de lazer será palco de uma aula de kizomba e danças latinas com a Associação Setubailas. Já na tarde de domingo (dia 12), pela mesma hora, atua o grupo de dança BEATCrew, que encerra o programa de animação do certame.

O artesanato e uma área com insufláveis e trampolins para os mais jovens são outras das componentes do evento que se insere num plano estratégico de regeneração urbana para o Jardim de Monte Belo, local que, de acordo com presidente da autarquia, Nuno Costa, apresenta um enorme potencial para se tornar num “grande polo de dinâmica social e de atividades de lazer na cidade”.

Além da Feira do Fumeiro, a Junta de Freguesia de S. Sebastião tem dinamizado outras iniciativas naquele jardim, tais como a Feira do Chocolate e da Laranja, “S. Sebastião em Festa” e “Fado em Setúbal”, esta última em parceria com a Câmara Municipal.