A criação de um circuito de comboio turístico em Setúbal, com um percurso de cerca de sete quilómetros e a duração aproximada de uma hora, foi aprovado, ontem, pela Câmara Municipal, em reunião pública ordinária.

Este novo serviço, a explorar pela Luísa Todi – Empresa de Transporte Luísa Todi, Lda., propõe um circuito turístico pelas principais artérias da cidade, num itinerário circular com início na Avenida Luísa Todi, junto da Casa da Baía.

O percurso de 6,8 quilómetros e com a duração de 50 minutos inclui passagens, entre outras, pelas avenidas José Mourinho, Jaime Rebelo, 5 de Outubro, Manuel Maria de Portela e Independência das Colónias, bem como pela Praça Vitória Futebol Clube.

Cada viagem tem um custo de seis euros para adultos e de três para crianças dos 5 aos 11 anos. No tarifário há a possibilidade de aquisição de bilhetes válidos para todo o dia por sete euros para adultos e quatro para crianças.

Os utilizadores do comboio turístico dispõem de um serviço audioguia individual, com auricular descartável, disponível em oito idiomas, com diversas informações, entre as quais, sobre a oferta turística e cultural da cidade.

O circuito de comboio turístico funciona ao longo de todo o ano, com exceção de janeiro. Está disponível, entre outubro e fevereiro das 11h30 às 17h30, de abril a junho das 10h30 às 19h30 e de julho a setembro das 10h30 às 20h30.

A deliberação camarária destaca que, face “ao crescimento do turismo da cidade nos últimos anos”, torna-se “cada vez mais importante a criação de soluções de circulação rodoviária de teor turístico” e facilitadoras da mobilidade urbana.