Música, ilustração e atividades para crianças são algumas das componentes que preenchem o programa comemorativo do 7.º aniversário da Casa da Cultura, em Setúbal, que decorre nos dias 4, 5 e 6 de outubro.

A Casa da Cultura, inaugurada a 5 de outubro de 2012, é atualmente um dos principais polos de dinamização cultural do concelho sadino, com o programa comemorativo do sétimo aniversário a revelar uma amostra das muitas valências artísticas e culturais que aquele equipamento municipal habitualmente promove.

As comemorações têm início na noite do dia 4, às 22h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, com “José Afonso – 90 anos”, concerto, de entrada livre, de Couple Coffee, dupla formada por Luanda Cozetti e Norton Daiello.

Para o dia do aniversário, 5 de outubro, a Sala José Afonso recebe, às 15h00, uma tertúlia dedicada ao tema “50 Anos do Círculo Cultural de Setúbal”, de participação livre.

No Espaço Ilustração, às 18h30, é inaugurada uma exposição de ilustrações de Tó Trips, artista também conhecido no mundo da música por integrar o projeto Dead Combo.

“Eram os Cartazes mais Rápidos do Mundo” é o título da mostra de originais de Tó Trips, patente até 30 de outubro, também parte integrante do programa do festival Film Fest, a decorrer ao longo do mês em Setúbal, e que pode ser vista aos domingos, terças e quartas das 10h00 às 22h00, e às quintas, sextas e sábados das 10h00 à 01h00.

Mais tarde, às 21h30 de dia 5, vários artistas associam-se a um concerto, de entrada livre, de homenagem a José Afonso.

“Por Trás Daquela Janela” é o título do espetáculo que decorre defronte da Casa da Cultura, equipamento edificado no antigo Círculo Cultural de Setúbal, espaço outrora foco de dinamização cultural em Setúbal e de partilha de ideias contra o regime ditatorial e que era habitualmente frequentado por Zeca Afonso.

As comemorações do sétimo aniversário da Casa da Cultura incluem no dia 6, a partir das 10h30, na Sala José Afonso, a atividade “Casa Invisível Especial”, com o Serviço Educativo daquele equipamento cultural a dinamizar animações de leitura e uma oficina de ilustração para famílias com crianças dos 3 aos 10 anos de idade.

Esta atividade é paga, com as entradas para uma criança e acompanhante a custarem cinco euros. Cada pessoa extra paga o valor de três euros, estando incluído o material necessário para todos os participantes.