Academia de Padel de Setúbal

0
149

Novo equipamento desportivo fica no Parque de Vanicelos e tem uma área de 2000 metros quadrados.

a primeira Academia de Padel de Setúbal. Instalado no Parque Verde de Vanicelos, mais concretamente no Bairro do Liceu, o espaço, de 2000 metros quadrados, demorou oito meses a ser construído e inclui no andar de cima o club house Moscatel de Setúbal Experience e ainda o Good Vibes (Health Fitness & Primal Studios), um estúdio funcional, de 230 metros quadrados, onde vão decorrer aulas de ginástica, cross fit, manutenção e apoio ao padel.

Além destas três valências, a nova academia terá uma oferta diversificada, com destaque para o programa de introdução à modalidade, denominado start padel, torneios oficiais nacionais e internacionais, torneios anuais inter-clubes, com clubes nacionais e estrangeiros, uma escola de padel para jovens e adultos e protocolos com entidades públicas e privadas para a generalização do exercício da modalidade, que conta com cerca de sete mil praticantes e mais de 100 clubes no nosso país.

A ideia de criação de um espaço destinado à prática da modalidade surgiu em finais de 2015 quando Setúbal foi nomeada Cidade Europeia do Desporto, começou por contar à NIS, Bruno Ferreira, sócio da academia. “Nessa altura pensei que tinha tudo para avançar com uma academia de padel, em Setúbal. As coisas foram surgindo, andei a ver espaços, fizemos um concurso público e hoje finalmente está inaugurado”. A nova academia junta-se assim à Arrábida Padel, inaugurada em março deste ano, em Vila Nogueira de Azeitão, tornando-se no segundo espaço do concelho para a prática da modalidade.

Cada vez mais na moda, o padel caracteriza-se por ser um desporto muito social jogado a pares com raquetes e bolas próprias, em ambiente aberto, e com praticantes dos oito aos 80 anos. O campo é retangular, totalmente fechado, tem dez metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio.

Uma das razões para a criação de um espaço na cidade de Setúbal foi a crescente procura de atletas. “Antes de abrir a academia de Azeitão havia praticantes setubalenses, que iam de propósito a Lisboa, a Corroios ou à Arrábida, porque não havia nada cá”, explicou à New in Setúbal, Bruno Ferreira.

Para Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, “a inauguração dos campos da Academia de Padel de Setúbal constitui mais uma importante afirmação do nosso concelho como terra do desporto, afirmação que atingiu o seu ponto alto em 2016 quando nos foi atribuído o estatuto de Cidade Europeia do Desporto”, afirmou no discurso de abertura.

Em declarações à New in Setúbal, Ricardo Oliveira, presidente da Federação Portuguesa de Padel manifestou “o orgulho da federação em assistir ao nascimento de mais um clube em território nacional”, salientando a importância das autarquias para a manutenção destes espaços nas cidades.

O evento de inauguração, que aconteceu no final de junho, contou com a presença de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, vereador do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social (DCED), Carla Guerreiro, vereadora do departamento de Ambiente e Atividades Económicas (DAAE), Manuel Pisco, vereador da Divisão de Recursos Humanos (DIRH), Rui Canas, presidente da União de Freguesias de Setúbal, Bruno Ferreira, sócio da Academia de Padel de Setúbal, Ricardo Oliveira, presidente da Federação Portuguesa de Padel e Hélder Rosa, responsável pelo Good Vibes (Health Fitness & Primal Studios).

O novo espaço tem quatro courts de padel, todos equipados com relva sintética, paredes circundantes transparentes e céu aberto.

A organização estima que a Academia de Padel de Setúbal receba entre 200 a 250 praticantes durante o primeiro ano de funcionamento.

Fonte: newinsetubal